Cultura indígena na educação
Valorizar seus saberes, línguas, tradições e modos de vida na educação é um passo fundamental para construir uma sociedade mais diversa, respeitosa e consciente de sua própria história.







Como surge o projeto?
O projeto “Cultura Indígena na Educação Brasileira” surge a partir da reflexão sobre a importância de integrar os conhecimentos e expressões indígenas no ambiente escolar. Buscando combater estereótipos e promover a valorização da diversidade cultural, a equipe Potiguaras está desenvolvendo uma ferramenta de ensino multidisciplinar gamificada, que aproxima estudantes dessa rica herança histórica e social.
Conheça nossa equipe
Somos a equipe Potiguaras, estudantes do IFRN apaixonados por tecnologia e impacto social. Representamos o Rio Grande do Norte na Olimpíada Brasileira de Tecnologia (OBT), onde conquistamos duas medalhas de ouro consecutivas, em 2024 e 2025, com soluções voltadas aos ODS da ONU.
Nosso nome homenageia as comunidades indígenas da região e reflete nosso compromisso com a valorização cultural e a inovação como ferramentas de transformação.
Nossos membros

Leonardo Minora

Cecília de Lima

Olga Cortez

Lucas Albuquerque

Matheus dos Santos

Sâmia Fernandes

Vinícius Henrique

Leonardo Minora

Ângelo Luiz

Olga Cortez

João Henrique

Lucas Albuquerque

Matheus dos Santos

Sâmia Fernandes
Nossa Solução
Pindorama é uma plataforma de ensino multidisciplinar e gamificada, que apresenta conteúdos sobre os saberes e culturas dos povos originários do Brasil de forma criativa e envolvente. Por meio de quizzes interativos, conquistas, recompensas e perfis personalizados, a plataforma transforma o aprendizado em uma jornada lúdica e significativa, promovendo o conhecimento de diversas áreas do saber sob a perspectiva indígena.



